Notícias

Diretor da Epagri se manifesta sobre ação judicial que pede a reativação da Casa do Mel

mel

Apicultura
Foto: Redes Sociais

Após a divulgação da matéria sobre a ação judicial movida pela Cooperativa de Produção Agropecuária Familiar do Planalto Sul Catarinense – Coplasc, que reúne os apicultores da região da Amplasc, reivindicando à reativação da casa do Mel e da Cera em Campos Novos, o jornalismo da Simpatia FM entrou em contato com a Epagri para obter uma posição sobre a situação.

 

Cabe recordar que a estrutura da Casa do Mel era destinada para a centrifugação e embalagem do mel produzido na região da Amplasc e está fechado desde o ano de 2009. 

 

A COPLASC buscou apoio com o Advogado João Santin que impetrou uma ação ordinária com pedido de medida liminar visando restabelecer a atividade de industrialização do mel e da cera da produção de Campos Novos e região, contra o município de Campos Novos, Secretaria de Agricultura, Cidasc e EPAGRI.

 

O Diretor de Extensão Rural e Pesqueira Humberto Bicca Neto, atendeu nosso pedido e nos concedeu uma entrevista para esclarecer a posição da Epagri.

 

No primeiro ponto ele destaca que: quando o projeto da Casa do Mel foi elaborado e colocado em prática à legislação era diferente da atual. Humberto Bicca Neto faz um resgate de como surgiu esse projeto em Campos Novos e reafirmou que produção de mel na região era inviável para manter a estrutura.

 

  

 

Humberto Bicca Neto recorda que esse pedido da COPLASC já foi feito há 3 anos quando a Epagri informou inclusive ao Ministério Público a impossibilidade da estatal retomar esse projeto da Casa do  Mel, nos mesmo formato que era antigamente.

 

Ele explica que ainda existe a impossibilidade da cedência da estrutura para uma entidade privada sem o devido  processo licitatório. No entanto, Humberto Bicca Neto coloca a estrutura da Epagri a Disposição da Coplasc para assessorar e fazer estudos de viabilidade técnica para que a Coopetativa construa sua própria Casa do Mel.

 

 

 

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui