Notícias

Leitos de UTI já estão em funcionamento no hospital Dr. José Athanázio em Campos Novos

Untitled-1

DIRETOR
Foto: Simpatia FM

Desde que a pandemia de Covid-19 avançou pelo Brasil, as Unidades de Terapia Intensiva ganharam o destaque nos noticiários. A UTI é importantíssima para o tratamento de doenças muito graves, que colocam em risco a vida da pessoa.

 

E diante deste cenário a administração municipal de Campos Novos, foi em busca de recursos para implantar uma UTI no hospital Dr. José Athanázio, para atender a demanda de Campos Novos e região. E depois de muitos trâmites burocráticos, a construção e a compra de equipamentos, foram habilitados 10 leitos de UTI COVID no dia 4 de setembro de 2021. Cabe lembrar que na época crítica da Pandemia as vagas de UTI-COVID estavam todas lotadas e se formaram longas filas de espera, onde infelizmente muitas pessoas faleceram, aguardando um leito.

 

Passando o cenário crítico da Pandemia, por ora, Brasil vive uma situação relativamente estável em relação à epidemia. As médias móveis de casos e mortes estão em queda desde o início de fevereiro e, até agora, as aglomerações registradas no carnaval e a liberação do uso de máscaras em muitos Estados não resultaram numa reversão dessa tendência, com uma piora significativa dos índices.

 

Nesse período a direção do hospital Dr. José Athanázio com a secretaria municipal de saúde, foram em busca da habilitação junto ao Ministério da Saúde para os leitos de UTI Geral. O processo foi aprovado e está atualmente funcionado 06 leitos de UTI Geral pelo SUS, desde o dia 1º de abril de 2022. Os demais leitos serão abertos após a contratação de novos profissionais.

 

Atualmente a UTI conta com 7 profissionais por turno de 12 horas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas, além de serviços de laboratório e imagem.  Os 06 leitos de UTI são registrados no sistema de regulação do Estado de Santa Catarina, e os atendimentos são pelo SUS.

 

O médico responsável pela coordenação do funcionamento da UTI, será Rodrigo Barbosa Longuinho e Silva especializado em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa de São Paulo, Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Especialista em Geriatria e Gerontologia Lato sensu pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Residente em Blumenau.

 

Além de atuar em atividades médicas na área de medicina intensiva como responsável técnico, coordenador e diarista; e coordenador da comissão hospitalar de transplantes do Hospital São Vicente de Paulo de Mafra. O Médico que será o responsável técnico pela UTI, foi apresentado à imprensa pelo diretor do Hospital Rodrigo Bet, na tarde de quarta-feira, 4 de maio.

 

Nesse primeiro mês de funcionamento da UTI cerca de 20 pacientes foram atendidos com índice de mortalidade baixo, conforme explicou o médico Rodrigo. “E ter essa estrutura no próprio município é muito importante, porque você consegue tratar, cuidar e reinserir na sociedade, pacientes idosos, pacientes com doenças crônicas, sem afastá-lo muitas vezes do convívio familiar” exemplificou.

 

 

A expectativa a partir de agora com a UTI Geral é questão de tempo para que novas especialidades sejam oferecidos em Campos Novos. “Essas especialidades já estão sendo trazidas, já temos cirurgia geral, cirurgia torácica, a própria nefrologia com serviço de hemodiálise que já veio fazer serviço aqui dentro e à medida que as necessidades forem aparecendo, eu acredito que o trabalho de inclusão dessas especialidades devam acontecer, isso é só questão de tempo” finalizou Rodrigo Longuinho

 

 

 

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui