Notícias

Fato ou Fake: Como combater as fake news?

noticasss

FAKE
Foto: Olhar Digital

 

As fake news nas redes sociais não são novidades. Continuamente, acabamos nos deparando com notícias falsas em grupos, em compartilhamento de amigos e até em perfis de pessoas conhecidas. O impacto dessas ações é bastante preocupante, principalmente quando começam a ser encaminhadas em grupos nas redes sócias, abordando algum tipo de assunto que acaba criando um pânico na comunidade.

 

As fake news são notícias ou informações falsas divulgadas pela “internet” (tanto em redes sociais, como em outros meios) como se fossem notícias verdadeiras. A intenção é confundir as pessoas, legitimar determinado ponto de vista ou, até mesmo, prejudicar outra pessoa ou grupo.

 

Normalmente, essas notícias falsas contam com um grande poder viral e se espalham rapidamente. Isso porque elas apelam para o lado emocional de quem recebe a mensagem, fazendo com que as pessoas passem adiante a fake news acreditando estarem divulgando uma mensagem realmente importante.

 

Como normalmente as pessoas não costumam checar as informações quando as recebem em uma rede social ou de algum amigo, esses boatos acabam se disseminando e podem se espalhar mais rapidamente entre as pessoas que usam apenas as redes sociais para se informar.

 

Desse modo o Jornalismo da Rádio Simpatia, realizou uma entrevista com o professor Guilherme Gonçalves de Carvalho, Pós-doutorado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná.  Atualmente Guilherme Gonçalves, é professor e coordenador do curso de jornalismo da Uninter de Curitiba.

O professor abordou que às fakes News sempre existiram, mas agora, elas ganham mais repercussão nas redes sócias, onde às pessoas acabam acreditando muitas vezes nelas.

 

 

Às notícias falsas geralmente espalhadas na maioria das vezes no WhatsApp, acabam trazendo uma repercussão negativa para às pessoas que o recebem, sem ter certeza que tal assunto é realmente verdadeiro, comenta o professor.

 

 

Saiba como identificar Fake News? Segue algumas dicas para vocês:

 

Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo: muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável, missão. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos.

 

Avalie a estrutura do texto: site que divulgam fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.

 

Preste atenção na data da publicação: veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.

 

Leia mais que só o título e o subtítulo: leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.

 

Pesquise em outros sites de conteúdo: duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia.

 

Veja se não se trata de site de piadas: alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada.

 

Só compartilhe após checar se a informação é correta: não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo o que você compartilha.

 

Simpatia FM Notícias

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui