Notícias

Bombeiros de Campos Novos realizaram Treinamento de Resgate Veicular

BOMBEIROS

Atualização
Foto: Simpatia FM

Os bombeiros de Campos Novos realizaram nesta quinta-feira (15), treinamento de salvamento veicular com atendimento às vítimas presas ou não em ferragens. Utilizando materiais e equipamentos adequados, o treinamento tem o objetivo de garantir a integridade física das vítimas e dos militares durante os atendimentos.

 

O treinamento é uma iniciativa do 2º Batalhão de Bombeiros Militar com o intuito de atualizar o efetivo nas técnicas de resgate veicular, conforme explicou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Campos Novos Tenente Nicolas Zanella.

 

Foram realizadas oficinas, coordenadas pelo Tenente Gustavo Bonatelli, que já comandou o Corpo de Bombeiros de Campos Novos e atualmente está em Videira e o Sargento Joanir Silva que atua há mais de 20 anos com resgate veicular. A capacitação ocorreu em frente ao quartel de Campos Novos.

 

O projeto iniciou com treinamento em Resgate em Altura, realizado em Videira e na sequencia iniciaram as atividades de resgate veicular. O trabalho foi realizado de forma itinerante nos municípios de Curitibanos, Videira e agora em Campos Novos. São 40 horas de treinamento com aulas semanais. “A gente busca atualizar o efetivo com os novos conceitos, técnicas e tecnologias dos veículos que passam pelas nossas rodovias. Campos Novos tem uma característica muito forte de atendimento de resgate veicular, principalmente pelas rodovias BR-470 e BR-282 e a gente sabe que o número de atendimentos é muito grande nesta região” explicou Bonatelli.

 

 

 

O treinamento foi divido nos três pilares do resgate veicular. A primeira parte foi de Comando de Operação e Segurança de Cena. No segundo encontro foi o trabalho com a equipe de socorro, ou seja, o atendimento pré-hospitalar. Todas as aulas foram teóricas e práticas. E na sequencia o trabalho foi realizado com a equipe técnica que faz o trabalho de regate, corte de veículos, com cenários diferenciados de colisão de veículos em vários aspectos, capotamento, lateral; veículos um sobre o outro, por exemplo.  Os bombeiros comunitários prestaram apoio participando da simulação interpretando a situação das vítimas dos acidentes.  

 

Os dois últimos encontros são destinados a aulas práticas com ações simuladas, onde são criados cenários mais complexos para que seja desenvolvido na equipe um raciocínio lógico, com atendimento com mais rapidez e qualidade.

 

O comandante do Corpo de Bombeiros de Campos Novos Tenente Zanella agradeceu o apoio dos proprietários do Ferro Velho Rambo e Ferro Velho do Leandro que forneceram os veículos para fazer parte dos treinamentos.

 

 

GIRO DE NOTÍCIAS – Jornalismo Simpatia FM

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui