Notícias

Operação varredura da PM combate uso de Narguilé por menores

FORNECER PRODUTOS QUE POSSAM CAUSAR DEPENDÊNCIA A MENORES

 

Às 21h10min de ontem, a Polícia Militar registrou ocorrência de fornecimento e/ou entrega de bebida alcoólica ou produtos que possam causar dependência física ou psíquica a menor, isso aconteceu na Rua: Marechal Deodoro, o Centro. Durante Operação varredura na Praça Lauro Muller, os policiais militares se depararam com grupo de pessoas fazendo uso de substância conhecida como Narguilê; ao serem abordados, constatou-se que do grupo de 04 (quatro) pessoas, apenas uma era maior de idade e os demais menores de 18 anos. Diante dos fatos, uma feminina de 20 anos de idade foi detida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os adolescentes, dois de 17 e um de 16 anos, onde foram entregues juntamente com o produto (narguilê) apreendido, pelo crime de fornecer ou entregar a menor de 18 anos produtos que possam causar dependência física ou psíquica, para os procedimentos legais cabíveis; e confeccionado o Boletim de Ocorrência de Prisão e Apreensão.

 

 

OBS. Vale ressaltar que, vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, é crime com pena de 02 (dois) a 04 (quatro) anos de detenção, de acordo com o Artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Acessórios e  produtos Narguilê apreendidos

Narguilé apreendido pela PM – foto: PM Campos Novos

 

 

O narguilé é constituído de um frasco de vidro, uma ou mais mangueiras e um fornilho – um recipiente – coberto por uma mistura de tabaco, sabores e aromas revestidos por carvão. Por utilizar um filtro de água antes da fumaça ser aspirada pelo fumante, o narguilé é visto como menos prejudicial à saúde. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados que mostram justamente o contrário. Uma sessão de uso de narguilé, que dura em média de 20 a 80 minutos, equivale à fumaça de 100 cigarros. Assim como o cachimbo, o narguilé possui alta concentração de nicotina e CO (monóxido de carbono) – a fumaça que sai dos escapamentos dos carros -, além de mais de 40 substâncias tóxicas. Entre os usuários, há relatos de intoxicação por monóxido de carbono, que se manifesta como dor de cabeça, tonturas, náuseas e fraqueza, seguida de desmaio. Fica o alerta para todos os usuários de narguilé e em especial para os pais, pois, o uso é registrado em sua maioria entre os jovens e como alertou a PM, permitir que menores usem, é crime.

 

 

3ª Cia PM de Campos Novos – SC

 

 

Informações adicionais: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,fumaca-do-narguile-equivale-a-quase-100-tragadas-de-cigarro,70001736571

Deixe seu comentário

Comentário

America/Sao_Paulo aqui