Agora:

Jornal O Celeiro é destaque em Congresso e Prêmio ADJORI-SC

Foto
EMPREENDEDORISMO

O Jornal O Celeiro, Veículo de Comunicação Impressa, Portal de Notícias e Jornal Digital semanal, esteve nesta semana participando do 49º Congresso Estadual e 24º Prêmio de Jornalismo da ADJORI/SC (Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina).

O Diretor/Proprietário do veículo, Wilhiam Peretti, participou da programação e da solenidade ampliando o trabalho, representatividade e conquistas.

Os eventos foram realizados pela associação com o objetivo de destacar os jornais do estado. O Presidente da Adjori-SC, José Roberto Deschamps, destacou o trabalho efetuado desde o início dos anos 2000 que em levantamento resultou dados que somam 70 mil exemplares com 420 mil leitores em 260 municípios.

O presidente também destacou a atuação da Rede de Jornais Locais, que assumiu o protagonismo na importante missão de informar, conectar, e registrar a história em diferentes regiões.

A Adjori-SC foi fundada em 1981 e destaca-se no registro da história no pioneirismo e trabalho ao buscar capacitação, aperfeiçoamento e evolução dos seus associados.

Atualmente o grupo gera aproximadamente 3.200 exemplares por semana, com mais de mil empregos diretos e recolhe mais de 2 milhões de impostos, injetando 40 milhões anualmente na economia do estado.

Outros dados apresentados foram: Cobertura em 295 municípios, 91 Jornais Impressos, 290 mil Exemplares por Semana, Um Milhão e Oitocentos Mil leitores alcançados, 89 sites noticiosos e mais de 12 MILHÕES de Visualizações/mês. Conta também com 106 empresas associadas e 15 sites independentes de notícia.

REPRESENTATIVIDADE

Durante o momento associativo ocorreu também uma Assembleia Geral Ordinária, realizada pela AdjoriBR Jornais do Interior, associação brasileira que reúne Adjori’s de vários estados. Nessa Assembleia, além do julgamento das contas, foram eleitos os membros Efetivos e Suplentes do Conselho de Ética e Fiscal para o triênio (2023/2026).

O Presidente da ADJORIBR foi reeleito, sendo reconduzido ao cargo o Presidente da Adjori-SC, José Roberto Deschamps, além deste, nomeações para os cargos da Direção Executiva e Conselho Superior foram feitas.

O Diretor do Jornal O Celeiro, de Campos Novos, Wilhiam Peretti, foi empossado como Diretor Executivo da ADJORIBR e também assumiu  o cargo vago de Vice Presidente Regional da Adjori Santa Catarina para a Região Oeste que possui 23 empresas associadas, 22 jornais impressos, 01 site, 18 cidades sede, 45.202 exemplares, 624.406 habitantes nas cidades sede e 722.739 habitantes em 76 cidades de circulação.

RANKING

No evento do Congresso, foi apresentado aos associados um ‘Ranking dos Jornais Impressos e Online’ associados a Adjori-SC. O objetivo deste documento é de criar ferramentas para que os veículos melhorem ainda mais seus processos, reunindo CRITÉRIOS TECNICOS de SELEÇÃO com notas em:

- Avaliação Técnica: (Abrangência, Tiragem, Periodicidade, Estrutura, Tempo de Empresa, CCJ, Analytics Page, Views/Mês, Analytics-Usuários Únicos/Mês, Relatórios Instagram e Facebook);

- Avaliação Teórica: (Notas de análise pessoal, feita por profissionais de amplo conhecimento que acompanham a estrutura e evolução do jornalismo dos associados. Qualidade de Produto, IVC (Instituto Verificador Catarinense) Impresso, Jornal Parceiro nas Publicações, Jornal que tem Assinatura, Ranking do Prêmio Adjori-SC, Grupos de WhatsApp e Performance do Site.

 Após essas avaliações faz-se a média das várias notas para resultar na nota total do item, unindo-se essas informações considera-se a maior e a menor nota para posicionamento no Ranking. A Nota de Abrangência é calculada considerando a relação Tiragem X População do Município Sede.

- Exemplo: No município de Rio do Campo, com população de 6.552 habitantes, onde o jornal Tribuna do Vale possui 1.000 exemplares, abrangendo 15% da população, esta tiragem de mil exemplares é considerada relevante para a realidade local.

QUALIFICAÇÃO
No Ranking de Jornais Impressos entre os 90 jornais classificados ‘O Celeiro’, se posicionou em 19º, ou seja, entre OS 20 MELHORES DO ESTADO, ‘Nível A’. A Nota Técnica foi de 5,33 e a Média da Nota Teórica de 3,40.

Na classificação dos SITES, o semanário se qualificou na posição 20º com a Avaliação Técnica: 34, Média Avaliação Técnica: 5,67, Soma Teórica: 19, Média Teórica: 3,80.

PRÊMIO

No Prêmio Adjori-SC de Jornalismo, o Jornal O Celeiro concorreu em 07 categorias sendo: Apresentação Gráfica, Coluna, Editorial, Fotografia, Projeto Especial (Caderno Celeiro do Agronegócio 2º Edição), Reportagem Livre e Reportagem Pautada (Tema: Eleições 2022).

O semanário foi  finalista na categoria Editorial, com o texto publicado na edição 1748 de 29 de setembro de 2022. O Editorial era intitulado: ‘Ódio é um sentimento ruim, inclusive na política’, escrito pelo Jornalista Orli Ricardo.

E pela primeira vez o JORNAL O CELEIRO, FOI VENCEDOR na Categoria ‘Coluna’. O texto premiado foi a Coluna: ‘Pessoas & Empresas’, com o título: ‘É importante perder o foco para encontrar quem somos’, escrita por Magna Regina, Coach Empresarial, Empreendedora e Presidente do Instituto Humaniza. A coluna foi publicada na Edição 1737 de 14 de Julho de 2022.

TOP 10

Com as boas notas nas categorias escritas, o Jornal O Celeiro somou pontos e média que trouxe um resultado de SUCESSO, ficando entre os 10 MELHORES DO JORNALISMO IMPRESSO.

No Jornalismo Impresso, a pontuação é resultante da soma das notas obtidas nos seguintes quesitos: Apresentação Gráfica; Editorial; Fotografia; Coluna ou Crônica; Projeto Especial; Reportagem Livre e Reportagem Pautada.

AGRADECIMENTOS

Wilhiam Peretti agradeceu a todos os associados, presidência e diretoria da associação pela confiança e aos jurados do prêmio. Ele destacou a história do Jornal O Celeiro em Campos Novos.

“É uma alegria ter esta CONQUISTA e dividir esta vitória com Magna Regina é melhor ainda, minha eterna professora de Pedagogia a qual me ensinou muita coisa e depois ao longo da vida, pude oportunizar, junto com ela, parcerias, de amizade, empresariais e conhecimento. Agradeço a Deus e a Nossa Senhora Aparecida pela iluminação, a minha família, pai, Itacir Peretti, mãe, Lindamir Peretti, minha irmã Chayane e todos os meus familiares e amigos que sempre acreditaram no meu trabalho”.

 “O Jornal O Celeiro é a história de Campos Novos e não posso dizer que esse prêmio é ‘SÓ MEU’, esse prêmio também é dos jornalistas, fotógrafos, equipes de trabalho que dividiram comigo ao longo dos anos esses momentos de imprensa. Agradeço também a Fundadora, Alceni Basso, a qual tive o prazer de trabalhar e aprender, aos Diretores que vieram depois, Ronei Jacomel, Alexandre Di Domenico e, não posso deixar de citar ele, ‘ADAVILSON TELLES’, (In Memoriam), o amigo, chefe, que deu excelentes oportunidades e me deu a chance de crescer”.

Wilhiam destacou que nunca cresceu sozinho, que o trabalho realizado desde o início no Jornal O Celeiro como funcionário em 2009 e após como proprietário em 2017, foi feito a várias mãos e muita dedicação.

 “Nunca fui de ser mais do que posso ser, nunca passei por cima de ninguém, sempre trabalhei com ética, responsabilidade, amizade e carinho, aprendendo com os outros, reconhecendo que não somos melhores do que muitos e que estamos sempre em evolução”.

Wilhiam também rendeu agradecimentos a Gustavo Francisco Titon de Camargo (In Memoriam), que lhe ensinou design, diagramação e também a se desenvolver na comunicação.

Fonte: Jornal O Celeiro

Simpatia FM Notícias