Agora: Deixa Rolar

Meet da Carne em Campos Novos tem público recorde

Foto
GERAL

Em sua segunda passagem por solo catarinense, o Meet da Carne bateu recorde de público. O evento itinerante promovido pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) reuniu mais de 200 criadores e entusiastas da pecuária de corte na noite desta terça-feira (28/11) em Campos Novos. O encontro reforçou a necessidade da seleção de reprodutores com base em suas informações genéticas para a produção de carne de qualidade. "Os pecuaristas da região já vêm buscando aprimorar a escolha de seus animais. No entanto, o Estado tem potencial para crescer ainda mais e ser referência no melhoramento genético de seus rebanhos e o nosso trabalho é auxiliá-los nessa busca", destaca Silvia Freitas, superintendente de registros da ANC.

Segundo Silvia, o produto que chega à mesa do consumidor final é resultado de uma série de ações nas propriedades, uma delas a análise de dados gerados pelo Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). "Para que se tenha uma carne macia, suculenta e saborosa é necessário muito mais do que o trabalho do assador, é preciso seleção. Por isso, é tão importante que se considere os índices gerados pelo Promebo na hora de adquirir um exemplar, seja ele macho ou fêmea, para integrar o rebanho. Afinal, ele irá ditar o futuro da genética da fazenda", afirma, ressaltando que cada criador deve levar em conta os objetivos da sua propriedade na hora da seleção.

Presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ANC, Flávio Alves, destacou, além do valor da seleção genotípica para entrega de carcaças de alto padrão, a condução precisa dos acasalamentos. "É preciso buscar o touro que proporcione o melhor resultado quando acasalado com determinada fêmea", acrescenta. Para facilitar esse processo, o Promebo, lançou neste ano a Ferramenta de Acasalamento, que irá auxiliar na melhor combinação genética para produção de terneiros melhoradores. "A avaliação genética não exclui a necessidade de se considerar o fenótipo. No entanto, ela nos traz um raio x perfeito do animal antes mesmo de precisar ser abatido. Não se deixe levar só pela beleza", pondera.  

O evento contou com a degustação de assado, música ao vivo e muita troca de informações entre os participantes. O Meet da Carne de Campos Novos teve patrocínio da Supra e da Carnes Cincerro, cooperativa de Capinzal (SC).

Fonte: ASCOM – ANC

Simpatia FM Notícias