Agora: Sertãoneja

Amplasc participa da reunião da Comissão de Assuntos Municipais

Foto
POLÍTICA

A Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc) participou da reunião da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (29). Volcir Canuto, que preside a entidade e é prefeito de Brunópolis, apresentou aos membros da comissão as principais demandas da região.

A Amplasc é composta por sete municípios situados no entorno de Campos Novos: Adbon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa. São aproximadamente 60 mil habitantes e uma economia voltada principalmente à agropecuária, com destaque para a produção de grãos, o cooperativismo, além da geração de energia elétrica.

Entre as principais demandas da associação, está a regionalização da Fundação Hospitalar Dr. José Athanázio, de Campos Novos. “Trabalhamos para que esse hospital se transforme na referência para a nossa região, para que tenha mais especialidades, em especial um centro de hemodiálise”, afirmou Canuto. “Hoje, os pacientes dos nossos municípios são levados para Curitibanos, Lages, Joaçaba.”

O presidente da associação também elencou como prioridades a implantação de rodovia ligando Tangará à BR-470, passando por Monte Carlo e Brunópolis, além da recuperação das rodovias estaduais, implantação de escola pública de ensino técnico, ampliação do efetivo policial e do patrulhamento rural, melhorias na rede elétrica e operacionalização do aeroporto de Monte Carlo.

O prefeito de Abdon Batista, Jadir Luiz de Souza, também participou da reunião. Ele pediu a recuperação do acesso ao município por Anita Garibaldi, além do asfaltamento da ligação de Abdon com a BR-470, passando pelo distrito de Ibicuí, em Campos Novos, e da estrada até Vargem. “Temos dificuldade para a manutenção do nosso acesso, não temos recursos suficientes e ele está numa situação bastante precária”, comentou.

O presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Tiago Zilli (MDB), destacou a relevância dos municípios da Amplasc para a economia catarinense, bem como o potencial da região com o turismo. “É uma região que tem que ser enaltecida”, disse.

Fonte: ASCOM – Alesc

Simpatia FM Notícias