A Prefeitura de Campos Novos decretou Situação de Emergência nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, em razão da estiagem que tem atingido o município, a mais de 60 dias. As perdas na agricultura e pecuária já somam aproximadamente R$ 50 milhões, impactando diretamente os produtores rurais e a economia local.
A medida busca mobilizar recursos e ações urgentes para mitigar os prejuízos causados pela falta de chuvas. Com o decreto, a administração municipal visa agilizar a implementação de medidas para reduzir os danos, incluindo o acesso a recursos estaduais e federais para ações emergenciais, como o fornecimento de água, apoio aos agricultores e estratégias para minimizar os efeitos da seca.
Na área de abrangência da Copercampos, a cooperativa registrou perdas de 20% nas culturas de milho e soja, enquanto na região de atuação da Coocam, as perdas são de 10%. O cenário preocupa os produtores, que enfrentam dificuldades para sustentar a produção devido à escassez de chuvas.
Segundo Silvio Zanon, engenheiro agrônomo da Coocam, as perdas nas lavouras da cooperativa são pontuais, alcançando até 10% tanto nas safras de milho quanto de soja. No entanto, devido às chuvas registras em algumas regiões, essas perdas não devem ser tão grandes nas áreas atendidas pela Coocam, informou Zanon à equipe de jornalismo da Rádio Simpatia FM.
Quanto à área de atuação da Copercampos, as perdas nas culturas de milho e soja chegam a 20%, conforme informado pelo gerente de assistência técnica da cooperativa, Fabrício Jardim Henning, ao jornalismo da Rádio Simpatia FM.
Simpatia FM Notícias